segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Estudo Poder e Autoridade

A liderança é determinada pela qualidade das decisões cotidianas. Quando nos oferecemos ou somos levantados para ser o líder, fazemos a primeira opção. A segunda vem na seqüência: vamos liderar pelo poder ou através da autoridade?
A maioria dos papéis de liderança tradicional vem junto com o poder. Poucos líderes desenvolvem a autoridade para acompanhar o poder que lhes foi confiado.


Poder e autoridade. Qual é a diferença?

Max Weber, um dos fundadores dessa área de estudo, diz que poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.
Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade.
Outras maneiras de se observar estas diferenças, são: O poder é comprado e vendido, dado e tirado. Por outro lado, a autoridade é a essência da pessoa, está ligada ao seu caráter.


Características da liderança por poder

O poder funciona. É possível conseguir as coisas na base da imposição, mas apenas por um bom tempo. Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se você impõe sua vontade, com o passar do tempo vai perceber o aparecimento de muitos sintomas desagradáveis.
Todos já conhecem a história de Hitler, que nos lembra esse tipo de liderança. Conheço uma pessoa que lidera pelo poder, infelizmente apenas ela não consegue perceber isso, mesmo com o esforço de seus colaboradores e até de colegas. Quando ela entra num determinado departamento da empresa, todos daquele local ficam com medo, param qualquer conversa que poderiam estar tendo e entram em estado de: Será que já vou levar uma bronca? Os colaboradores são expostos na frente dos outros, inclusive na frente dos próprios subordinados, desmoralizando-o perante a equipe.
É esse tipo de líder que você é?
Pastor Julio, fascinado com a sua boa didática e explanação sobre o assunto da aula da escola dominical de hoje, alem da exegese sobre o assunto, gostaria de explanar ou enriquecer o assunto através do conteúdo que estou enviando, o que me chama a atenção nesse assunto é que para ser um Lider, ou uma Autoridade e agir com o Poder as pessoas deveriam ser ou estarem mais preparadas, pois  para assumir essas posições, faz se necessário, porque será notório o fracasso ou frustrações, e a pergunta normal será onde errei, o que devo fazer, porque as pessoas estão agindo assim, o que eu fiz, pois nessas posições independente de ser Pastor, representante politico ou um chefe de família ou empresa vai encontrar os problemas a seguir se não for preparado ou conhecer o assunto, ter conhecimento sobre o que esta lidando, so pensar que sabe ou pensar que pode por ter poder não é suficiente para agir como tal, por isso vemos muitas decisões erradas, pessoas frustadas não so na familia como nas igrejas, empresas e na rotina da vida, inclusive nas escolas, leia a seguir, vale a pena,